RECAPAGEM DE PNEUS

Recapagem de pneus é basicamente o processo de troca da banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo). Esse processo permite aumentar a vida útil do pneu em 100% e proporcionar uma economia de 80% de matéria-prima em relação à produção de pneus novos. Além disso, a atividade de recapagem utiliza energia limpa em seu processo, ou seja, não gera efluentes líquidos e não polui o ar, os resíduos sólidos gerados são 100% recicláveis. A recapagem Eucatur é executada com a melhor banda pré-moldada do mundo, as quais são testadas sob um rigoroso controle de qualidade Bandag, propiciando maior vida útil e maior desempenho aos pneus de caminhões e ônibus. Seu processo segue as seguintes etapas:

Limpeza

Antes da inspeção inicial, o pneu é limpo para facilitar as demais etapas do processo, evitando riscos de contaminação.

Leia mais

Inspeção Inicial

Para garantir o alto padrão de recapagem, as carcaças são cuidadosamente inspecionadas, garantindo que só aquelas que estão em bom estado sejam reformadas.

Leia mais

Raspagem

O pneu é raspado em condições normais de rodagem. O desenho original é totalmente removido. Trabalhando com um torno, a raspadeira Bandag ajusta a carcaça inflada do pneu com máxima precisão. O objetivo dessa raspagem é obter uma rodagem uniforme e simétrica, reduzindo, com isso, a manutenção do veículo e ainda preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Desta forma, quanto mais perfeita ficar a circunferência do pneu, maior a sua quilometragem. 

Leia mais

Escareação

Um cuidadoso tratamento nos danos apresentados pelo pneu é realizado.

Ler mais

Cimentação

Tratamento rigoroso para evitar a oxidação da região tratada na escariação.

Ler mais

Enchimento

Enchimento de borracha nas partes tratadas durante o conserto.

Ler mais

Preparação de Banda

A camada adesiva (coxim) é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu raspado e inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o desprendimento da banda de rodagem.

Ler mais

Montagem

Montagem final do pneu antes da vulcanização.

Ler mais

Vulcanização

Utilizando baixa temperatura de vulcanização, a nova banda de borracha é colada na carcaça. O pneu é encaixado em um envelope flexível e acondicionado em uma câmara de pressão para se obter uma adesão uniforme e sem deformações da banda de rodagem.

Ler mais

Inspeção Final

Controle e certificação de qualidade do serviço acabado.

Ler mais

ALINHAMENTO & BALANCEAMENTO

Borracharia Os serviços de uma borracharia compreendem, basicamente, o conserto de pneus avariados.

Limpeza

Antes da inspeção inicial, o pneu é limpo para facilitar as demais etapas do processo, evitando riscos de contaminação.

Leia mais

Inspeção Inicial

Para garantir o alto padrão de recapagem, as carcaças são cuidadosamente inspecionadas, garantindo que só aquelas que estão em bom estado sejam reformadas.

Leia mais

BORRACHARIA

Borracharia Os serviços de uma borracharia compreendem, basicamente, o conserto de pneus avariados.

Borracharia

Leia mais